quinta-feira, 18 de agosto de 2011

32 Semanas

Esta foi a semana da desmistificação. Um pouco ao género de "Tudo o que você queria saber e tinha medo de perguntar".
De regresso ás aulas de preparação para o parto, um dos temas abordados foi "Particularidades do recém-nascido" e que se diga, poupou-nos umas horas largas de preocupação e uns tantos apertos de coração. Pode acontecer tanta coisa, mas tanta coisa que para mim merecia uma corrida imediata ao hospital e que na volta são perfeitamente normais, que não lembra nem ao menino Jesus.
O bebé no primeiro dia está inchado? Isso passa.
Troca os olhos? É natural que assim seja.
Tem espinhas na cara? So what?
Nasceu roxo? Aparentemente nascem todos.
Tem manchas na pele? Pois tem... E depois???
É uma infinidade de coisas que para alguém como eu que se vê envolvido nestas lides pela primeira vez podiam vir a ser uma aflição dos diabos.

Outro problema com estas questões é que trazem consigo outras tantas a reboque.
E se acontecer alguma coisa que eu não saiba resolver?
E se a bebé reagir de forma inesperada a algum estímulo ou situação o que é que eu faço?
E se ela começar a chorar e simplesmente não parar por mais embalo que lhe dê e palhaçadas que faça?
Eu que nem consigo perceber o dialecto dos filhos dos meus amigos?
Quando um dos maguerefes pára na minha frente e balbucia qualquer coisa como "PETO ONININO QUÈ U ITI", eu fico a olhar até a que a mãe traduz que afinal o menino queria Ice-tea... Ahhhh, parece-me tão lógico agora que penso nisso...
Mas no fim das contas paro e olho à minha volta como que parando o mundo por um segundo e penso que se tanta gente muito menos apta já o conseguiu fazer, raios me partam se isto não vai ser canja!

E porque já estamos a falar de desmistificação, vamos aproveitar e rapidamente tentar esclarecer alguns mitos urbanos assim ao modo da revista "Maria:
Toxoplasmose - O pêlo de cão não é de forma alguma perigoso para a mãe ou a criança, nem o de gato tampouco. O cuidado que se deve ter é com as fezes de gato, e mesmo estas só são perigosas se o bichano estiver doente.
Cheirar flores - Cheirar uma flôr não vai fazer com que a criancinha nasça com uma marca na cara. No entanto se a flôr tiver abelha, talvez apareça uma marca na cara da mamã...
Azia quer dizer bebé cabeludo - Calma gente, todas as mulheres tem azia, não significando que vão dar á luz um Chewbacca, é sintoma apenas do aumento dos níveis hormonais que dificultam a digestão.
Uma barriga bicuda é sinal de menino - A forma da barriga não tem qualquer ligação com o sexo da criança, tem a ver com a forma anatómica da mãe e a posição do catraio no ventre. Convenhamos que o rapazola tinha que ser muito abençoado para que tal fosse verdade...
Chupar um limão combate o enjoo - Não tenho dúvida, no entanto remete-nos de novo para a questão da azia...
Comer por dois - Devem, claro que devem comer por dois... E á noite o maridão vai dormir para o sofá pois a cama é só para a mamã!
Relações sexuais podem magoar o bebé ou danificar o útero? - Podem claro, se o maridão fôr o Motumbo ou resolverem dançar "Daggering". Estupidez mesmo é dançar daggering com o Motumbo...


Bom, esclarecido isto, ficamo-nos por aqui. Até para a semana!


P.S. Ritinha, não te esqueças que ainda tens uma volta para dar...

Sem comentários:

Enviar um comentário